domingo, 31 de março de 2013

UM BLOG?

A função de professor do Curso de Fotografia Básica da Casa Amarela Eusélio Oliveira na Universidade Federal do Ceará (UFC) trouxe-me vários desafios. A construção da imagem fotográfica – tarefa muitas vezes solitária – deu lugar ao compartilhamento de idéias dentro e fora da sala de aula.

O que antes era apenas discurso - próprio das mesas de bar, onde muito se fala e pouco se faz (por causa da ressaca ou da amnésia) – tornou-se ato. Por meio das aulas, grupos de Facebook, comunidades do Orkut, lista de e-mails e saídas fotográficas, procuro mostrar que a Fotografia é um texto, como qualquer outro, e que a realidade é um objeto em constante construção.

Como cada um pode construir a própria realidade, procuro fazer a minha, levando as turmas da Casa Amarela e os meus amigos (profissionais ou não) aos locais públicos de Fortaleza para aprimorar a Fotografia em cada um e o apreço por outras formas de expressão. Busco também incentivar o olhar à cidade de Fortaleza, suas pessoas e personagens e suas histórias para que, deste modo, nossa cidade seja tratada com mais carinho, mais respeito, mais amor.

Vivo, hoje, um “ato fotográfico”: orientar o estudo da técnica e da linguagem das imagens fotográficas. “Orientar”, visto que a internet oferece todos os dispositivos imagináveis para respirar Fotografia: texto sobre técnica fotográfica, imagens dos antigos e dos novos mestres da luz, artigos científicos, simuladores de câmera fotográfica, fóruns sobre os mais diversos temas, simuladores de profundidade de campo, etc.

Ministrar um curso exige certa disciplina e muito estudo, mas isso não basta. Após um ano na função, percebi que há bastante necessidade pós-curso. Por meio do blog FOTOGRAFIA COM O IGOR, desejo traçar parcerias para divulgar exposições, palestras, cursos e publicações sobre o universo da luz e incentivar a produção de imagens conscientes.
O termo COM exprime interação; companhia; união; associação; conjunção; conexão; combinação, mistura. Essa é a idéia: compartilhar!

LUZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário